​​O Instagram foi lançado em outubro de 2010, com uma ideia bem simples: tirar fotos, aplicar efeitos nelas e publicá-las para seus amigos verem, curtirem e comentarem.

Quase oito anos depois, o aplicativo virou uma máquina de ganhar e, também, de gerar dinheiro.

Essa mudança veio, principalmente, depois de ser adquirido pelo Facebook. A gigante rede social mudou a cara do app, criando features e “inspirando-se” em outras do rival Snapchat. O desenvolvimento do Instagram Ads e do Instagram Stories são os principais destaques.

Em junho de 2018, foi atingida a marca de 1 bilhão de usuários ativos, dos quais 200 milhões são perfis comerciais. No Brasil, o último número divulgado indica que a barreira dos 50 milhões de perfis já foi superada — muitos deles de empresas, fazendo anúncios.

Com o passar do tempo, portanto, o Instagram deixou de ser apenas uma plataforma para exibição de fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo, vender diretamente.

​Como gerar clientes através do Instagram?

Com o grande número de usuários, o Instagram se tornou estratégico para uma das etapas iniciais do Marketing Digital: a geração de Leads. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar essa oportunidade.

​​ Instagram Stories

O Insta Stories foi a melhor novidade do app para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, ficou muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas.

Com um simples Call-to-Action de “arraste a tela”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a Story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

​Link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Por muito tempo, essa foi a única forma de tirar o usuário do Instagram e levá-lo a outro site. E funcionava: você podia botar um Landing Page, por exemplo.

Essa ação continua sendo muito válida. Combinada como uma boa descrição no perfil, pode gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree, que permite incluir várias URLs juntas a partir da bio do Insta.

Para muitas contas, principalmente pequenos negócios, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo. Então aproveite!

Utilizar CTA nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, terá um desempenho ruim.

É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Insira-o no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante. Veja como fizemos quando anunciamos o lançamento da Semana do Alinhamento entre Marketing e Vendas:

​​

Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia de geração de Leads com o aplicativo. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos.

​Hashtags

Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos

Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, vale criar uma hashtag própria bem criativa e incentivar que seus seguidores também a usem nas suas fotos pessoais. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

Adotando esses formatos, ou aqueles que façam mais sentido à sua estratégia, você já vai começar a gerar Leads com o Instagram. Vale a pena ficar atento às novidades do aplicativo, que está sempre testando coisas diferentes, principalmente nos Stories.

 

​​Tags de preços em produtos

Recentemente, o Instagram adicionou a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos ecommerces já estão utilizando a ferramenta, que precisa levar a um site próprio para finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, as possibilidades comerciais são múltiplas. Você inserir CTAs de conversão, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo.

 

Gostou? Deixe seus comentários se ficou com alguma dúvida ou entre em contato com a gente através do formulário abaixo:

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

 

Até a próxima!