Diferentemente do marketing já conhecido, o Inbound Marketing utiliza de um conjunto de estratégias baseadas em conteúdo para atrair e converter pessoas em clientes.

Com o Inbound Marketing,  não é a empresa que vai atrás do cliente, mas sim explora canais de mecanismos de busca e relacionamento para ser encontrada pelo público-alvo.

O Inbound Marketing é a estratégia composta por uma série de ações online e através de ferramentas específicas tem o objetivo de gerar tráfego para o site e trabalhar estes acessos para converter em Leads ou consumidores efetivos de produtos ou serviços.

Aliado a um conteúdo estratégico, este é um trabalho que é capaz de construir uma base de contatos sólida para qualquer negócio.

A nova era já começou, e se quem não se atualizar vai acabar ficando para trás!

Uma estratégia de marketing inteligente é capaz de gerar aumento de receita para qualquer negócio.

O que é Inbound Marketing?

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Maior benefício do Inbound Marketing

Apesar da tênue diferença, o Inbound Marketing atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu. O principal deles é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.

No Inbound Marketing, a área de Marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.
O motivo para a afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics.

Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing. Resumindo, o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

Qual o primeiro passo para iniciar uma estratégia de Inbound?

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: AtrairConverterRelacionarVender e Analisar.

São etapas que se complementam de forma inteligente.

 

Quer entender se esta é a estratégia certa para o seu negócio?

Agende uma reunião com nossos especialistas e vamos analisar sua presença on-line sem nenhum custo.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você!

 

Até a próxima,

Bárbara Masiero