Esta semana nós da Pipe estamos muito feliz em poder estar compartilhando com vocês o artigo da querida e renomada Grasiela Tesser! CEO do CakeERP e Diretora da NL Informática, sobre Marketing Digital para negócios locais!
Aproveitem!
Diferentemente das estratégias de marketing para empresas com atuação abrangente ou operações digitais, como as lojas virtuais por exemplo, os negócios locais exigem atenção e dedicação a algumas frentes específicas.
Isso não quer dizer que as táticas não sejam válidas para ambos os contextos, mas que algumas especificidades precisam ser contempladas para que você tenha resultados mais expressivos.
Por isso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a colocar em prática uma excelente estratégia:
Google meu Negócio – indispensável no marketing digital para negócios locais
Você já buscou por um estabelecimento e recebeu como retorno à sua pesquisa nos sites de busca, como o Google, informações sobre o local como imagens, endereço, contato e até algumas perguntas e respostas sobre ele?
É assim que sua loja ou empresa aparecerá quando cadastrada no Google meu Negócio, ferramenta que possibilita a inscrição de estabelecimentos e uma lista de informações sobre sua operação indexando-o na primeira página de resultados do Google.
Por favorecer a geolocalização nas pesquisas, ele auxilia no aumento do tráfego de pessoas para o seu negócio e, consequentemente, impacta no incremento de vendas, se consagrando como indispensável no marketing digital para negócios locais.
Trabalhe SEO local em seu site
Não é segredo que ter um site acompanhado de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization, em tradução livre, otimização de sites para mecanismos de busca) é indispensável para qualquer empresa que queira ser facilmente encontrada por potenciais consumidores.
Para trabalhar marketing digital para negócios locais, seu site e estratégia de SEO deve contemplar táticas específicas.
A primeira delas é ter sua página na web amigável para dispositivos móveis, ou mobile friendly, como é comumente conhecido no meio online.
Isso significa que o layout e as informações do seu site se adequarão às pesquisas realizadas por dispositivos móveis, que são mais comuns àqueles que buscam algum estabelecimento em seu entorno ou local.
Ter um mapa com sua localização, telefone para contato e até opção de realizar a chamada diretamente da página, bem como a escolha de palavras-chave específicas, as chamadas long tail, que contemplem o direcionamento para facilitar a encontrabilidade do seu negócio na internet são recomendados.
Incentive as recomendações e avaliações
As recomendações e avaliações são muito importantes no marketing digital para negócios locais.
No contexto de busca por produtos e serviços, atualmente os clientes levam em consideração o que é dito ou indicado por outros consumidores que já tiveram uma experiência prévia junto à sua empresa.
Não há o que temer. Se você oferece produtos de qualidade e um bom atendimento em seu estabelecimento, certamente a maior parte das recomendações serão positivas.
É claro que quanto mais pessoas você receber, mais difícil será agradar as diversas personalidades, interesses e gostos, mas o mínimo de “reclamações”, quando bem tratadas, podem mostrar, inclusive, mais qualidades em optar pela sua empresa: agilidade em resolver problemas, caso venham ocorrer.
Neste sentido, vale permitir espaços para as avaliações em seu site, além de monitorar outros canais, como o Google Meu Negócio, e redes sociais, como o seu Facebook, que abrem espaço para as opiniões.
Gerar ações de incentivo às recomendações é um bom caminho!
Crie conteúdo em parceria com sites e influenciadores locais especializados
Gerar conteúdo no marketing digital para negócios locais é tão importante quanto para as empresas que atuam territorialmente de forma ampla.
Um blog com atualizações frequentes sobre o universo de seu empreendimento e notícias locais, também relacionadas ao seu negócio é um bom início.
Buscar parceiros que geram conteúdo direcionado ao seu público de interesse e que possam se correlacionar ao seu negócio é também importante.
Esta tática ajudará tanto a levar o conhecimento de sua empresa a uma nova audiência quanto para fortalecer o posicionamento do seu site.
É o chamado link building, estratégia que fortalece o domínio de sua página web por meio de links de outros canais.
Visar influenciadores locais também ajudará!
Use seus produtos como permuta para divulgações nos canais deles e convide-os a participar dos seus fazendo o que melhor sabem: gerando conteúdo com linguagem proprietária deles.
Afinal, foi isso que os ajudou a construir uma imagem e se posicionarem exercendo influência.
No marketing digital para negócios locais, os microinfluenciadores costumam trazer melhores resultados.
Apesar de números menos robustos que os famosos, este perfil de influenciador tem uma audiência cativa e, em sua maioria, geolocalizada – o que é mais favorável para os estabelecimentos com atuação local.
Redes sociais são importantes. Faça boas escolhas!
Você não deve estar em todas as redes sociais pelo simples fato de seus concorrentes ou grandes marcas que acompanha e se espelha estarem também.
No marketing digital para negócios locais é importante ser realista quanto a abrangência de atuação possível.
Se você não consegue dispor esforços e investimentos para estar em todos os canais, escolha sabiamente onde e como participar de cada um.
CHECKLIST: Frequência de ações diárias para as redes sociais bombarem
Para isso, é importante entender o seu consumidor, onde eles estão, como preferem ser contatados e, então, definir como a sua empresa atuará.
Pouco adiantará criar um @ e não mantê-lo atualizado. Conteúdo é a palavra-chave: para atrair, para engajar, para vender, para fidelizar.
Anúncios on-line permitem alta segmentação e investimentos que cabem no orçamento
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de investir como, quando e com quanto der.
Exatamente por isso é indispensável considerar a estratégia de anúncios no marketing digital para negócios locais.
No Google, por exemplo, você pode dar lances em palavras-chave específicas que direcionem clientes para o seu estabelecimento.
É possível que os termos escolhidos englobem sua cidade e até bairro de atuação, como por exemplo “loja de roupas na Avenida Paulista”.
Dessa forma, você garante atingir pessoas mais propensas a se deslocar até sua loja e comprar de você. Mas também é possível e muito recomendado o uso das redes sociais para os anúncios.
O Facebook e o Instagram se despontam como canal para investimento propício para a maior parte dos negócios – e você pode começar investindo quanto quiser/puder.
Vale lembrar que uma estratégia de marketing digital para negócios locais adequada passa por todas as etapas de construção que as demais, e tê-la centrada em seu consumidor é o segredo para o sucesso.
Aproveite para conhecer o site do Cake ERP para ter acesso a outras dicas valiosas e alavancar os resultados de sua empresa!
Até a próxima!
Bárbara Masiero