Estamos na Era Digital e assim – mais do que nunca – temos acesso à informações.
Entretanto, também nunca houve tanta desinformação.
E com a desinformação, surgem as chamadas fake news.
Fake news são conteúdos compartilhados que trazem informações erradas e sem fundamentos sobre qualquer assunto.
A verdade é que informação não é brinquedo e fake news é um problema social!
Entretanto, não é um problema tão novo assim.
As fake news já estavam nas revistas, jornais e na boca do povo há anos.
O que ocorre hoje em dia é que com a internet as notícias se espalham com muita facilidade.
Por exemplo: você escuta sobre um caso de alguma doença confirmado perto de ontem você mora e, sem mesmo buscar verificar se realmente é verdade, já compartilha no grupo do whatsapp da família e dos amigos.
As pessoas não apenas compartilham notícias falsas para lá de absurdas, mas também confiam fielmente naquilo.
Marketing Digital e Fake News: o que tem a ver?
As fake news são compartilhadas incansavelmente nas redes sociais.
E isso certamente traz impactos negativos para marcas e pessoas.
Sendo assim, as fake news podem podem afetar a sua estratégia de Marketing Digital.
Isso porque as notícias falsas são espalhadas no meio que transmite o seu conteúdo para o seu público, a internet.
De acordo com o relatório sobre notícias digitais do Instituto Reuters, o Brasil está no topo do ranking de uso das redes sociais para consumir notícias.
O relatório também indica que 85% dos brasileiros consultados para pesquisa dizem se preocupar com a confiabilidade das notícias que encontram na internet — estando acima da média geral, que é de 54%.
Dessa forma, os números mostram que as pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdos e notícias do Marketing Digital com uma certa desconfiança.
Sendo assim, fica cada vez mais desafiador conquistas a confiança do público.
Como faço para me sobressair em relação às fake news?
Para que a sua marca e a sua estratégia de Marketing Digital não seja afetada pelas notícias falsas é imprescindível que você produza um conteúdo que seja realmente confiável e relevante para a sua persona.
Dessa forma, siga esse checklist para ter certeza que você está criando um conteúdo consciente longe de fake news:
1. Procure em mais de uma fonte
Confira onde sua equipe está buscando informações para criar conteúdos.
A dica aqui é sempre ler mais de uma fonte e evitar inspirar-se em uma fonte que seja pouco conhecida ou confiável.
2. Faça o uso do Google Notícias
Sempre que estiver buscando referências para escrever alguma coisa, use o Google Notícias para garantir a veracidade dessas informações.
3. Use hiperlinks
Para confirmar os dados que você posta, sempre que possível, linke as informações com a fonte de onde você tirou a informação.
Assim, você mostra que pesquisou antes de publicar aquilo.
Se você quer se destacar com o Marketing Digital, crie conteúdos de qualidade!
Assim você pode se tornar referência naquilo que faz :)
No combate as Fake News
O projeto Vaza, Falsiane! é um curso de alfabetização midiática contra fake news que percorre o Brasil todo dando palestras de como entender – e combater – as notícias falsas e a desinformação.
Foi iniciativa de três amigos, professores universitários e jornalistas.
Desde de agosto de 2018 a equipe já deu mais de 50 palestras em centros comunitários, órgãos governamentais, eventos sociais e culturais e instituições públicas e privadas de ensino!
Nesse tempo, primeiramente mergulharam no estudo das fake news e dessa forma passaram a produzir conteúdos sobre o assunto.
Você pode ler mais sobre o curso clicando aqui.