O comportamento dos usuários está cada vez mais digital, e assim se tornam cada vez mais informados e exigentes sobre o que desejam. Dessa forma, o Inbound Marketing se torna essencial para as estratégias de conteúdo de quem quer vender mais através do Marketing Digital.

Quer entender mais sobre essa metodologia e conhecer os benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio?

Confira 3 motivos para usar Inbound Marketing na sua estratégia:

Inbound Marketing: o que é?

Primeiramente, é preciso que você entenda o que é Inbound Marketing: 

A metodologia do Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos que seja relevante para o público-alvo da empresa. Seu objetivo é atrair a atenção das pessoas de forma que elas criam um relacionamento com a marca. Isso tudo é feito através do Funil de Vendas: no topo, a pessoa vira um “lead” e ao passar pelas as etapas do funil vai recebendo conteúdos estratégicos até que chega ao final, o momento da compra.

Ao contrário do modelo de marketing “tradicional” (que interrompe o usuário com conteúdos de mídia e publicidade) O Inbound Marketing começa com a “permissão” das pessoas, onde ela que acessa o conteúdo do seu interesse e autoriza que a empresa se comunique com ela.

Leia mais: Os primeiros passos do Inbound Marketing

Como funciona?

Como já disse, o Inbound Marketing começa através do Funil de Vendas.

O Funil é dividido em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Por ele acontece o primeiro contato do prospect com a marca até o pós-venda. Olha só:

Atração: o objetivo é chamar a atenção do usuário para o site da empresa. Lá o usuário irá conhecer e compreender mais o que essa marca faz e de que forma pode ser útil para ele.

Conversão: em algum formulário ou Landing Page o visitante irá cadastrar o seu e-mail para receber conteúdos e a partir dali vira um lead. Depois disso, cabe à empresa nutrir esse lead com conteúdos úteis que irão convencer a pessoa a se tornar um cliente efetivo.

Fechamento: é o momento onde o lead já foi qualificado e está mais apto a um discurso de venda mais direto. Ou seja, o momento ideal para que a sua equipe de vendas entre em contato com ele.

Encantamento: é como o pós-venda, onde podemos garantir a satisfação do cliente e também que ele tenha uma experiência bastante satisfatória. É o encantamento que faz com que esse cliente compre mais vezes dessa marca e também indique a empresa para outras pessoas.

3 motivos para usar Inbound Marketing na sua estratégia

Melhor custo-benefício

Como o Inbound Marketing envolve menos investimentos em mídia e publicidade o seu processo de vendas se torna muito mais barato.

Da mesma forma, se torna uma metodologia bem eficiente, pois os vendedores só entrarão em contato com pessoas que estão aptas a realizar a compra.

Relação cliente X marca

O Inbound faz com que o prospects procurem a marca, e não ao contrário.

Sendo assim, não há necessidade de “empurrar” um produto ou serviço para que ele seja vendido.

É criada uma relação de confiança entre a marca e o cliente, onde a marca está focada em solucionar problema desse cliente. Certamente, aumentando muito as chances de persuasão de venda.

Segmentação do público-alvo

O Inbound Marketing cria conteúdos úteis baseados nos problemas reais das pessoas, e assim fica muito mais fácil acertarmos na segmentação do público que desejamos atingir.

Isso porque esses conteúdos não chamam a atenção de qualquer pessoa, mas sim daqueles que têm interesse naquele tipo de produto/serviço e um potencial de compra.

 

Diversos são os benefícios do Inbound Marketing! Apenas 3 já são o suficiente para você perceber o impacto que ele pode gerar para o seu negócio.

Entretanto, para que tudo isso funcione, é necessário um plano de Marketing. Continue navegando em nosso Blog e aprenda mais conteúdos sobre Marketing Digital!

 

Quer saber como iniciar a sua estratégia de Marketing Digital?

-> Vamos encontrar os caminhos para atingir seus objetivos com os canais digitais!