No início da era da internet, quando marketing digital ainda não existia, os sistemas eram muito simples e não permitiam o contato e interação entre a empresa e o cliente, o que fazia com que essa relação fosse muito mais básica, como no markting convencional.
Com a evolução da internet, o marketing foi se desenvolvendo, e como cada vez mais pessoas passavam a utilizar o serviço de web, as empresas passaram a investir mais nesse ramo, resultando em um desenvolvimento ainda maior.
E assim foi surgindo o marketing digital, que está sempre em constante evolução, nunca deixando de lado o conteúdo relevante e de alta qualidade.
Afinal, o que é o Marketing Digital?
Em uma definição simples, é o marketing realizado em todo ambiente digital. Utilizando-se de aplicativos, softwares, redes sociais, e-mail marketing, plataformas de vídeos e sites, esta solução consegue um efeito de aproximação com o cliente muito maior do que o marketing convencional.
Ele não só fortalece o nome da sua marca e permite que ela seja reconhecida por um público muito maior, como também melhora a relação entre cliente e empresa, pois facilita e simplifica a comunicação entres ambos.
Para que serve?
O marketing digital serve para alavancar os resultados das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Antigamente ter este tipo de estratégia era só para empresas grandes e já consolidadas, hoje em dia caso sua empresa não esteja na internet é muito possível que ela não se desenvolva como poderia. Além do mais, o marketing digital permite muitas facilidades para o crescimento da sua marca:
- Ajuda a entender as necessidades da sua persona;
- Atrair e conquistar mais pessoas interessadas;
- Gerar leads;
- Gerar maior número de oportunidades de venda;
- Ter uma relação melhor entre empresa e consumidor;
- Receber dados e feedbacks;
- Maior reconhecimento da marca;
- Aumentar os rendimentos da marca.
Como o Marketing Digital funciona?
A partir de mecanismos que a internet hoje possibilita, o marketing digital consegue atuar de forma muito dinâmica, podendo recolher dados e analisar o comportamento do público a partir de interações nas redes sociais. Com isso é possível entender melhor seu cliente e acompanhar a opinião do seu público alvo, possibilitando a você saber o que esse público gosta e quer em suas vidas e o que não chama tanta atenção.
Esse mecanismo permite medir os resultados em tempo real, o que torna muito mais ágil a análise para saber se é o resultado esperado e se determinado tipo de estratégia está dando certo, o que facilita muito o trabalho do Inbound Marketing.
Veja também: Tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing
Como escolher a empresa de marketing digital e quais cuidados devo ter?
Ao escolher sua agência, dê preferência àquelas que oferecem os seguintes serviços:
- Estudem e identifiquem sua persona;
- Analisem sua concorrência;
- Façam um estudo de SEO e palavras-chave para seus posts;
- Analisem seus canais digitais;
- Definam objetivos a serem alcançados com a estratégia.
- Ofereçam suporte e permitam sua contribuição com ideias e opiniões.
O marketing digital é um mercado no qual você não pode ficar de fora se seu objetivo é fazer sua empresa crescer e ser reconhecida. Ele é um grande responsável pela organização sua trajetória do sucesso e conquistas dos seus objetivos. Na hora de escolher sua agência de marketing invista em alguma que irá se empenhar para trazer os resultados até você, e seja sua parceira nessa caminhada.
Pensando em investir no Marketing Digital para sua empresa? Entre em contato com a Pipe!