Não adianta: estar nas redes sociais exige expressão e relacionamento. Não é apenas estar presente, mas sim estar disponível para trocas e dúvidas, é estar pronto para atender as pessoas que te acompanham. Neste artigo selecionamos algumas dicas de como criar conteúdo para transformar seguidores em clientes.

Se você quer que seu público consuma seu conteúdo, mas, mais que isso, que ele se transforme em potenciais clientes, acompanhe este post até o final para conferir algumas dicas de como tornar isso realidade.

Tudo começa pelo conteúdo, e muito depende dele. <3

Seja útil para sua rede, compartilhe materiais relevantes que despertem o interesse dessas pessoas. Lembre-se: rede social é lugar de relacionamento, então, relacione-se. Em primeiro lugar, se você também quer vender, desapegue de métricas como número de seguidores e likes: elas não são base para quem tem esse objetivo.

Sendo assim, o ideal é tornar seu público engajado com o que você entrega. Mas, antes de mais nada, é imprescindível compreender qual caminho seu seguidor irá percorrer até que se torne um cliente efetivamente.

Jornada de compra

Para isso, é importante entender a jornada de compra do consumidor, que pode ser construída a partir do funil de vendas. Imagine um funil, literalmente, em que a parte superior e mais ampla inclui conteúdos de atração, e a parte inferior e mais estreita inclui conteúdos mais específicos e personalizados. Consegue imaginar? É essa jornada que iremos seguir.

* Quem você é e como pode ajudar?

Tenha em mente que, no primeiro momento, seu público não necessariamente conhece você ou o seu produto. Essa é a etapa de aprendizagem e descoberta. Ou seja, é a oportunidade de mostrar aos seus seguidores como você pode ser útil, como pode levar conteúdo relevante, como pode ajudá-lo a resolver problemas. É o momento de se apresentar aos seus seguidores e também de conhecê-los.

Passada essa etapa, é chegado o momento de compartilhar com seu público a solução que você tem a oferecer. Essa é uma etapa extremamente importante, porque seus seguidores já te conhecem e estão conscientes de seu produto. 

* “E se o cliente ainda não estiver pronto para a compra?”

Considere esse fator, afinal esse é um momento decisivo, tanto para você quanto para seu cliente. Nessa fase você pode abordar conteúdos mais profundos, que sejam embasados em quebras de objeções, que façam com que essa pessoa confie ainda mais na solução que você está apresentando a ela.

Ao chegar nessa etapa, você tem espaço para ajudar seu público na decisão de compra, por isso aproveite para compartilhar depoimentos de seus clientes e cases de sucesso. São materiais genuínos e espontâneos, que geram grande identificação com outras pessoas. 

* Ofereça suporte

Depois que um seguidor se transforma em um cliente, lembre-se que ainda há muito trabalho a ser feito. Pense comigo: essa pessoa já depositou confiança em você e é essencial que ela continue se sentindo segura, mesmo depois de fechar negócio.

Dê suporte para dúvidas, forneça um atendimento personalizado e de qualidade, ofereça materiais de apoio. Você é responsável por gerar esse encantamento em seus clientes. Isso, além de gerar indicações, é fundamental para fidelizar seu público e fazer com que ele continue tendo motivos para te acompanhar.

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Mantenha uma frequência

Dica extra: guiar-se pela jornada de compra e pela estratégia são diferenciais muito importantes para conseguir comercializar seus produtos, mas lembre-se de manter uma frequência de postagens com conteúdo relevante em seus canais. Essa regularidade pode fazer toda a diferença na relação com seus seguidores e, especialmente, na decisão de compra. Afinal, a confiança é a base para construir relacionamentos sólidos (mas também para gerar vendas). ;)

Espero ter ajudado você a criar conteúdo digital para transformar seguidores em clientes.

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