Lançar um curso online pode ser uma excelente estratégia para desenvolver ou reforçar a sua autoridade dentro do seu nicho. Mas na hora de dar o primeiro passo, sempre surge a dúvida: como lançar um curso online?

Por isso, preparamos este artigo para responder às suas dúvidas sobre o mundo dos infoprodutos e tudo o que você precisa saber antes do lançamento do seu primeiro produto digital. Boa leitura!

 

Antes de tudo: o que é um infoproduto?

Se a sua empresa já tem uma estratégia de marketing digital e você já está familiarizado com este ambiente, provavelmente já deve ter ouvido falar em infoprodutos. 

Também conhecidos como produtos digitais, os infoprodutos são materiais com conteúdo rico e distribuídos de forma totalmente digital, como e-books, webinários e cursos online. 

No começo deste artigo falamos que lançar um curso online pode ser uma excelente estratégia para desenvolver a sua autoridade diante do seu público. Isso porque, para essa estratégia ser efetiva e alcançar bons resultados, é preciso se preparar da forma correta. 

Por isso, nos próximos tópicos vamos falar um pouco sobre o que você precisa saber para lançar um curso online. Mas antes, lembre-se que infoproduto não é o mesmo que e-commerce! Clique aqui para saber a diferença entre os dois.  

 

Como lançar meu curso online: a atração

Este é o primeiro passo estratégico para lançar um curso online. Ou seja, a primeira pergunta que você precisa fazer é quem irá comprar o seu produto. A partir desta informação, é possível definir qual a persona do seu infoproduto e qual a forma mais eficiente de se comunicar com ela.

Sem esta informação, torna-se muito mais difícil obter resultados positivos com o seu lançamento, uma vez que a ação não será assertiva. E, por consequência, será menos lucrativa.

 

Como lançar meu curso online: o relacionamento

Depois de descobrir quem é o seu público e como atraí-lo, você precisa nutrir este relacionamento. É alimentando o relacionamento com os seus leads, ou seja, os seus potenciais clientes, que você conseguirá conduzi-los através da jornada de compra e prepará-los para a venda.

Mas como alimentar esse relacionamento? Com uma super técnica chamada conteúdo de qualidade! Através de diferentes formatos, como e-mail marketing e newsletter, você pode levar conteúdos ricos, que ajudem o seu público a solucionar dúvidas. E, claro, também ajudam a reforçar que você é um especialista no assunto. 

 

Conteúdo que converte: descubra clicando aqui como produzir conteúdos que geram vendas nas redes sociais. 

 

Como lançar meu curso online: a venda e o pós venda

Ao nutrir o relacionamento com o seu cliente, você o conduz para a etapa seguinte: a venda. Nesta etapa, os seus leads já estão conscientes da sua autoridade e de como o seu infoproduto pode ajudá-los a resolver algum problema. 

Mas engana-se quem pensa que o processo termina na venda. Tão importante quando ela é o processo de retenção que vem após a venda ser concretizada. 

Ao reter um cliente satisfeito, você aumenta as possibilidades de ele comprar novamente o seu produto, ou se interessar por outro produto que você oferecer no futuro. Além disso, o custo de reter um cliente é bem menor do que o de adquirir um novo lead. 

A retenção de clientes também ajuda a gerar uma boa divulgação do seu trabalho. Mas para isso, é bastante importante que você produza mais conteúdos para continuar nutrindo este relacionamento. Também é fundamental conversar com o seu cliente para conhecer melhor a experiência dele com o seu produto. Esta é uma ótima forma de avaliar pontos que podem ser melhorados para o seu próximo lançamento.

 

Diferentes produtos, diferentes estratégias

Muito além das vendas, o maior lucro que você tem ao lançar o seu primeiro infoproduto é a experiência. O primeiro lançamento é sempre um grande marco para todo projeto digital, pois garante aprendizados que podem ajudar a crescer ainda mais.

Essa experiência será fundamental para os lançamentos futuros, que poderão ser desenvolvidos a partir de um olhar muito mais analítico. Até porque, o primeiro lançamento também traz um verdadeiro tesouro: informações sobre o seu público.

Para que a experiência seja o mais eficiente possível, a coleta de dados é fundamental. Atente-se ao número de cliques em anúncios, conversão em landing pages e a quantidade de pessoas que entram nos seus grupos. Todas essas informações são muito importantes para o futuro do seu projeto digital.

Lembre-se também que cada produto e cada público exige estratégias diferentes e as etapas que abordamos aqui são apenas a ponta do iceberg quando planejamos o lançamento de um curso online. 

Você está pronto para lançar o seu curso online? Então clique aqui e deixe a gente te ajudar. 

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender melhor o vasto universo de possibilidades que se abrem quando você lança um infoproduto. Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente clicando aqui. 

 

Acompanhe os nossos conteúdos também no Facebook e no Instagram. Até o próximo artigo!