O plano de marketing é um arquivo que agrupa as estratégias em um só local. Ele orienta os planos de ação para que sejam atingidas as metas pré-estabelecidas, sendo assim uma importante ferramenta para a gestão estratégica da empresa.

Mas afinal, como fazer um planejamento de marketing digital do zero?  

 

O que é um planejamento de marketing?

Como mencionado anteriormente, essa ferramenta de gestão direciona os planos de ação da empresa para atingir seus objetivos. O planejamento de marketing deve ser criado especificamente para o nicho do mercado, levando em conta o público alvo, mídias publicitárias e a capacidade orçamentária para as campanhas.

Agora, por que fazer um planejamento de marketing? A resposta é simples. Ter objetivos concretos ao invés de ideais vagos e sem direção. É assim que toda a equipe tem conhecimento sobre os planos e onde se quer chegar com cada ação. Saber quais indicadores devem ficar atentos, o desenvolvimento das estratégias e a execução do plano no geral, se é uma frente que dá resultado ou deve ser modificada. Assim se identifica um plano de sucesso. 

É através do planejamento que se tomam decisões certeiras baseadas na análise de dados, otimizando investimentos e maximização de lucros. Devido ao seu alto grau de importância, a seguir vamos ver os passos de como criar um planejamento de marketing digital do zero.

 

Autoanálise

 

O início do planejamento é feito a partir da análise da própria empresa. Compreender a realidade do negócio e fixar os seus valores, missão e visão para poder alinhar o planejamento estratégico de marketing com o do negócio.

Uma medida que pode ser tomada para intensificar a autoanálise é a Análise SWOT. Ela permite descrever os pontos fortes e fracos da organização, como também as oportunidades e ameaças do ambiente.

 

Fator positivo interno: Forças; Fator positivo externo: oportunidades; Fator negativo interno: fraquezas; Fator negativo externo: ameaças.

Fonte: Rock Content

 

Análise do ambiente

Existem dois tipos de ambiente a serem levados em consideração nessa análise: o macroambiente e o microambiente

Por macroambiente entende-se a sociedade no geral, o contexto em que a empresa está inserida. É uma análise a partir da demografia, dos ambientes econômico, cultural, político e social. Engloba as tendências referentes ao nicho da empresa.

Quanto ao microambiente, podemos analisar os concorrentes já existentes e os que podem vir a se tornar uma ameaça para produtos e serviços e também a relação com os clientes e fornecedores. É a análise dos principais atores no meio de atuação da empresa.

Se tratando de concorrentes, esse tópico merece atenção. É através da sua análise que é possível identificar como é a comunicação com o público e como esse é atingido.  Também permite analisar o retorno obtido, buscar por insights, tendências do segmento e demais produtos e serviços oferecidos. 

 

Determinação de público e persona

Para definir o público-alvo é preciso dividir o mercado em grupos com características em comum e verificar quais são atendidos pelo seu negócio. Tendo o público definido, as estratégias devem ser voltadas à ele.

A partir do público-alvo, pode-se definir a persona, estabelecendo seus comportamentos, perfil, visão, características e também as suas necessidades e expectativas. Permitindo assim, arquitetar a jornada de compra do consumidor e mapear os conteúdos e abordagens.

Sintetizando, a estratégia foca no público-alvo, mas interage com a persona.

 

Posicionamento da marca 

O posicionamento transparece nos conteúdos, campanhas, identidade visual e demais pontos de contato com os consumidores. Isso faz com que a imagem da marca venha constantemente à cabeça das pessoas, conquistando espaço e influenciando cada vez mais as decisões de compra.

Por esse motivo ter um posicionamento bem definido é tão importante, é devido à ele que a marca será lembrada. Mas vale ressaltar que esse posicionamento deve refletir os reais valores da marca, e não algo contrário às suas ações.

 

Definição de objetivos

A definição de objetivos é o centro do planejamento de marketing. É importante que os objetivos sejam específicos, com prazo e mensuráveis. Assim são mais eficientes para a estratégia, realistas e capazes de serem alcançados. 

Caso perceba-se que o objetivo estipulado não será alcançado, é possível adaptar. Seja a estratégia,  plano de ação, o prazo… Modificar para adequar melhor à realidade do negócio.

 

Definição da estratégia

É o estabelecimento das táticas que serão utilizadas para atingir os objetivos. A partir de todas as análises efetuadas nas etapas anteriores, são definidos os planos de ação.

Pode-se pensar a estratégia do planejamento de marketing também levando em consideração ações sobre os 4P ‘s do marketing – preço, praça, produto e promoção. Assim como, em geral, frentes capazes de elevar o nível da marca dentro do mercado e fazê-la notada. 

 

Cronograma

Como as estratégias devem ter um prazo para serem cumpridas, deve-se criar um cronograma para que o plano seja o mais claro possível. No cronograma se sinalizam as campanhas concretas e as demais tarefas são distribuídas conforme a estratégia determina. Assim é possível visualizar no planejamento de marketing se os objetivos são alcançáveis e os prazos de cumprimento de metas.

 

Agora o foco é colocar o plano em ação! 

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Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender como criar um planejamento de marketing do zero! Acompanhe os nossos conteúdos também no Facebook e no Instagram. Até o próximo artigo!