As pessoas estão cada vez mais consumindo mais conteúdos, muitas vezes mais de um ao mesmo tempo.

Isso se faz possível através do acesso a diversos dispositivos como, celular, computador e televisão. 

E para prender a atenção do consumidor é importante distribuir o seu conteúdo em diversos canais com assuntos interessantes que conversem entre si. 

Essa estratégia de distribuição de conteúdo se chama crossmedia.

Nesse artigo vamos te contar o que é crossmedia e porque aplicar essa estratégia pode ajudar com o seu marketing digital. Continue lendo para saber mais.

O que é Crossmedia ?

Crossmedia é uma estratégia onde você distribui o mesmo conteúdo em diferentes formas de mídia com a mesma narrativa, podendo ser através de vídeos, textos e fotos em diferentes canais.

Parte dessa estratégia é pensar em formas diferentes para compartilhar o seu conteúdo (apesar de ser o mesmo) respeitando sempre as características de cada plataforma.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando você está lendo um texto em um blog e vê que tem um vídeo no youtube sobre o mesmo conteúdo mas com uma abordagem diferente.

É uma forma também de atrair mais pessoas em diferentes canais com o mesmo conteúdo.

Leia também como distribuir o conteúdo em diferentes canais e obter muito mais alcance clicando aqui.

Como aplicar crossmedia na sua estratégia de marketing digital ?

Para que a estratégia de crossmedia funcione e ajude no seu marketing digital é necessário fazer alguns planejamentos antes.

  • Primeiro você tem que pensar onde quer chegar e quem quer atingir;
  • Segundo você deve definir em quais plataformas que você quer divulgar seu conteúdo e em que formato de mídia; 
  • Terceiro, você deve incentivar o seu público a consumir seus conteúdos nas diversas plataformas.

Gostamos de chamar essa estratégia de CTA (Call to action), ou seja, deixar lembretes ou links para que seus consumidores sejam estimulados a interagir e consumir mais conteúdos e acessar suas outras plataformas.

  • E por fim pensar sempre no seu público alvo e persona para entender qual a melhor forma de aplicar o crossmedia.

Abaixo vamos te contar quais são as vantagens de aplicar a crossmedia no seu marketing digital. Continue lendo para saber mais.

Quais as vantagens da crossmedia ?

Além de atrair mais pessoas em diferentes canais com o mesmo conteúdo em narrativas diferentes, você permite que seu consumidor escolha a forma de receber esse conteúdo.

Outra vantagem é que se você está em mais de um canal falando sobre o mesmo assunto, vai fazer com que a sua marca seja lembrada e que o seu conteúdo entre cada vez mais na cabeça do consumidor.

Assim, um conteúdo pode ser publicado em forma de vídeo ou texto em diferentes plataformas como Instagram, Youtube e blog, por exemplo.

E se você quer saber como fazer um planejamento de marketing digital do ZERO clique aqui.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender o que é crossmedia e porque aplicar pode ajudar muito o seu marketing digital.

Acompanhe os nossos conteúdos também no Facebook e no Instagram. Até o próximo artigo!