Criar conteúdo para médicos na Internet pode ser desafiador, mas pode apostar que geram muito engajamento.

Com certeza você já viu algum post sobre saúde nas redes…

Esse engajamento só é tão numeroso graças à vontade das pessoas de resolver seus problemas.

Antes, quando aparecia um problema de saúde, se ligava para aquele médico indicado por alguém da família.

Hoje, é só colocar os sintomas no Google, que você já tem uma possível resposta para sua questão.

Mas, primeiro, é importante entender o motivo disso.

Por que investir em marketing digital e conteúdo para médicos como profissional da saúde?

Investir numa estratégia de marketing vai trazer bons benefícios a longo prazo.

Ela não funciona só para lotar a agenda, mas também lhe fazer uma referência no mercado e ampliar sua autoridade.

Aqueles profissionais que têm essa autoridade, também têm credibilidade para lucrar de outras formas, como venda de cursos online ou apenas trabalhando com Internet.

Para isso, a criação de uma estratégia de marketing e de uma personalidade é essencial.

Além disso, procure focar na sua área de atuação, seja ela qual for.

Dessa forma, você vai construindo sua identidade para que você se torne uma referência para o público criando conteúdo para médicos.

Leia também: Por que contratar uma agência de marketing digital é um excelente negócio?

Agora, para conhecer as ideias de conteúdos para médicos nas redes sociais, continue a leitura.

Ideias de conteúdo para médicos nas redes sociais

1. Esclarecer dúvidas de pacientes

Esse tipo de conteúdo é versátil e útil, pois resolve os problemas do público e pode ser aplicado em diferentes canais.

Pode-se falar sobre transtornos frequentes no consultório ou sobre procedimentos que você oferece.

O Stories e o Reels do Instagram são as melhores ferramentas para interagir com seus seguidores usando a caixinha de perguntas.

Criar posts em forma de infográfico também é uma boa alternativa.

Também, para chamar mais atenção ao seu conteúdo, use perguntas retóricas com termos do tipo “…devo me preocupar?” ou “…funciona?”

2. Explicar tratamentos e procedimentos

Muitas pessoas hesitam em realizar tratamentos para certos problemas de saúde, e uma das formas mais eficazes de combater esse medo é através da informação.

Então, uma das primeiras coisas que fazem é pesquisar na Internet sobre o procedimento para entender como funciona.

Por isso, vale a pena você inserir esta forma de conteúdo no seu perfil.

Uma maneira criativa de fazer isso é através de vídeos explicativos para o Reels do Instagram ou Facebook, ou um post em formato de passo a passo no feed.

O passo a passo é uma maneira simples e rápida de explicar qualquer assunto, por isso é tão eficaz quando se trata de fornecer informação. 

3. Desvendar mitos e fake news

Esses também são outros dois assuntos muito pesquisados na Internet, os usuários querem saber se as informações que chegam até eles são verdadeiras.

Aproveite essa vontade de conhecimento que as pessoas têm e crie conteúdo com isso.

Existem diversos hábitos e tradições familiares populares que são seguidos sem nenhuma fundamentação.

Então, faça uma seleção dos mais comuns e esclareça em formato de posts.

Algumas frases que podem ser utilizadas são: “É verdade que…?” “Verdadeiro ou falso?”

4. Estimular a saúde

Incentivar seus seguidores a criar hábitos saudáveis é uma ideia que não vai te deixar sem conteúdo nunca.

Por meio de stories, posts ou reels, você pode lembrar seus seguidores a praticar alguma ação que previna algum problema, principalmente do seu nicho.

Hábitos como beber água, alongar o corpo e tomar vitaminas são esquecidos muito facilmente.

Então, sempre que puder, influencie o público e chame para a ação com frases como: “Já fez isso hoje?” ou “Que tal fazer tal coisa?”

Outra maneira de estimular a saúde é ensinar a prevenir doenças.

Procure saber quais são aquelas que mais estão afetando no momento e crie conteúdo em cima disso.

5. Revelar dados e estatísticas seguros

Os números têm grande impacto na vida das pessoas e chamam a atenção.

Além disso, quando você compartilha algum dado, você demonstra conhecimento racional da sua área.

Assim, criando uma certa autoridade e credibilidade.

Mostrando as fontes, você pode apresentar esses números em forma de tabela ou gráfico, analisar e explicar para o público o que eles, de fato, significam.

Outra ideia, é compartilhar novas descobertas da sua área da medicina.

Desse modo, seus seguidores vão perceber que você está antenado às novidades.

6. Instruir para pré e pós procedimento ou consulta

Seguindo a mesma linha da explicação de tratamentos, muitas pessoas nunca foram em um atendimento médico.

Então dar orientações sobre como se preparar e o que levar para a consulta são informações que precisam ser ditas.

É importante também, reafirmar a importância do cumprimento correto das instruções passadas para o sucesso do tratamento, tendo em vista que muitos ainda não têm essa ciência.

O mesmo vale para os preparativos e a recuperação de um procedimento, que pode ser mais delicado.

Então, já vale um post com “Como se preparar para tal procedimento”, “O que acontece depois do procedimento?” ou ainda dicas para não gerar impactos, como cicatrizes.

7. Divulgar datas comemorativas

As campanhas mais populares associadas à medicina são o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Mas a melhor estratégia é usar daqueles dias comemorativos a favor do seu nicho de atuação, com sequência de posts sobre o tópico, por exemplo.

Uma ótima forma de fazer um marketing pessoal é informar a importância da sua profissão na sociedade.

Assim, além de receber reconhecimento, você induz o público a conhecer seu trabalho.

8. Recomendar outros conteúdos da sua área

Assim como revelar dados confiáveis gera credibilidade para sua imagem, compartilhar conteúdos que você aprecia, também.

Ao recomendar livros, séries, filmes, blogs ou até outros perfis que estão no mesmo grupo que você, é demonstrado o empenho que o profissional tem com o seu trabalho.

Os seus seguidores percebem sua dedicação em buscar conhecimento, mesmo depois de ter recebido o diploma.

E você pode pensar que as pessoas não vão mais sentir a necessidade de acompanhar suas publicações, é bem pelo contrário.

Elas tem tendência a gostar das recomendações e esperar por mais.

O melhor desse tipo de conteúdo é sua versatilidade, porque pode ser distribuído em diferentes canais e ferramentas de cada rede social.

9. Compartilhar seu cotidiano

Ao mostrar sua rotina como profissional, você influencia o público a acompanhar e até mesmo buscar seguir a mesma rotina que você.

Além disso, seu perfil se humaniza e você cria uma familiarização com seus seguidores.

Tudo isso contribui no seu marketing pessoal e profissional, criando um vínculo com as pessoas e mostrando o que um especialista da sua área faz enquanto não está no consultório.

O Stories é a melhor ferramenta para isso, já que possui uma melhor dinamização e engajamento da comunicação.

10. Relatar sobre sua jornada profissional

Outra ideia de marketing pessoal é explicar para o público qual foi sua jornada para a medicina.

Muitos jovens têm vontade de se tornarem especialistas na saúde, mas não sabem como fazer para conquistá-la.

Por isso, ao compartilhar sua história nas redes sociais, você também cria uma familiarização com os usuários.

De novo, o Stories aparece como uma ótima alternativa, mas o Reels também é um ótimo meio para relatar sobre sua jornada como profissional.

Leia também: Ética Médica nas redes sociais: como fazer marketing digital para profissionais da saúde

Lembrando que todas estas dicas seguem o Código de Ética Médica, então pode usá-las à vontade.

Não esqueça também que, se estiver sem ideias, você pode reciclar o seu próprio conteúdo, refazendo publicações conforme você ganha experiência.

Ao buscar uma dinamização de formato de conteúdo para médicos no seu perfil, você também pode se tornar referência.

Porém, administrar seu próprio perfil sem nenhuma estratégia, não é recomendado.

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