Criar conteúdo para o Instagram é uma das maiores dificuldades para quem está começando a inserir seu negócio no meio digital.

As redes sociais se tornaram um dos maiores canais de divulgação nos últimos anos e é fundamental para seu crescimento que sua marca esteja presente nesses canais.

O Instagram se popularizou por seu minimalismo, apenas algumas fotos e uma legenda já compõem um post.

Mas para que esse post gere engajamento, é necessário focar no seu conteúdo.

Continue a leitura e entenda como começar a produzir conteúdo para o Instagram.

Como encontrar sua estratégia certa

Se você chegou até aqui, já sabe que antes de colocar a mão na massa precisa de um planejamento e uma estratégia.

É preciso estar ciente dos seus objetivos com o marketing digital para encontrar uma estratégia que funcione para o seu negócio.

Seus objetivos podem ser variados: se tornar referência no mercado, aumentar as vendas, gerar tráfego na internet…

Assim, antes de tudo, crie personas e selecione seu nicho de mercado para poder direcionar seu conteúdo de maneira eficiente.

Leia também: Como começar uma estratégia de marketing digital que dá resultados?

Instagram como ferramenta de venda e relacionamento

Quando o Instagram foi criado, tinha somente o objetivo de fazer pessoas interagirem através das fotos.

Porém, conforme foi se popularizando, os usuários passaram a usá-lo para outros fins, como as vendas.

Por isso, a rede social se adaptou a essas necessidades e hoje possibilita ferramentas para ambos os nichos.

Hoje, o Instagram possui várias ferramentas para ajudar nas vendas e manter uma relação entre o cliente e a marca.

Ao criar uma conta comercial no Instagram, você tem acesso a diversas ferramentas que contas pessoais não tem, como acesso a informações analíticas dos seguidores.

Logo, essas informações podem ajudar a entender como seu público funciona online.

Como começar a produzir conteúdo para o Instagram?

O Instagram possui diversos formatos para compartilhar conteúdo, por isso, vamos mostrar algumas sugestões do que você pode postar em cada um deles.

Post carrossel

O post carrossel permite que você inclua até 10 fotos e vídeos em um único post.

Assim, a primeira foto pode ser usada como uma capa para o conteúdo que vem a seguir, de modo que os usuários “arrastem pro lado” para ver mais.

Então, você pode usar esse recurso para publicar um passo a passo, um catálogo dos seus produtos/serviços ou até mesmo modelos de uso da sua mercadoria.

Post de imagem única

Esse é o mais clássico de todos, uma simples imagem por post, porém é muito efetiva.

De modo que, por ser uma unidade, os usuários tendem a gostar mais por ser simples e entregar tudo que precisam.

É nesse formato de post que você deve inserir infográficos, frases inspiradoras, fotos bem ambientadas dos produtos ou alguma que chame a atenção para seu serviço.

Stories

O Stories do Instagram permite que você publique fotos ou vídeos de maneira rápida que ficam disponíveis por até 24h.

Por isso, é a maneira mais funcional de humanizar a sua marca e se aproximar dos seus seguidores.

Então procure postar stories regularmente, apresentando conteúdos diferentes, como experiências positivas de vendas e usar a caixa de perguntas para se relacionar com o público..

E uma dica extra: procure usar os stickers para que os stories se tornem interativos, dessa forma seu story ganha mais visibilidade.

Reels

O Reels é um formato relativamente novo no Instagram que usa o algoritmo para criar uma galeria de vídeos curtos baseada nos seus interesses.

Nessa galeria, você encontrará áudios populares, tendências de vídeos (as famosas trends) e notará que a maioria dos vídeos não passa de um minuto de duração.

Por consequência, seu reels pode aparecer no perfil de qualquer usuário do Instagram, mesmo não sendo seguidor.

Apesar disso, você precisa aprender a usar isso a seu favor e adaptar seu conteúdo às trends. Assim, você pode familiarizar o seu nicho com qualquer um.

Leia também: Vídeos para as redes sociais: por que são tão importantes?

Transmissão ao vivo

Você também pode transmitir as famosas lives pelo Instagram, outra boa forma de se comunicar com o público.

Durante as lives, os espectadores podem mandar mensagens para você, possibilitando um bate-papo de dúvidas que seus seguidores tem.

Você também pode aproveitar esse recurso para fazer uma venda direta, através de uma promoção exclusiva de algum produto.

Dicas extras

Não se cobre para criar conteúdo novo todos os dias da semana, isso pode ser cansativo.

O que você pode fazer é escolher um dia para reciclar conteúdo e ter tempo de projetar e planejar a próxima semana.

Para facilitar esse processo, crie seções no seu feed, cada uma com assuntos distintos.

Dessa forma, você pode reciclar conteúdo se algo que foi postado anteriormente também se encaixa em outra seção.

 

Lembrando que para que essas dicas funcionem, é necessário constância, então não desanime se na primeira semana não tiver o resultado que espera.

Continue aplicando e faça testes para reconhecer seu público e montar sua estratégia.

Produzir conteúdo para o Instagram requer muito planejamento e, se você não sabe como começar ou não tem esse tempo, uma agência pode ajudá-lo.

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