As linhas editoriais funcionam como guias para a produção de conteúdo.

 

Basicamente, elas são estipuladas no início do projeto conforme os objetivos norteadores da estratégia. Isso significa, por exemplo, que as linhas editoriais serão grandes conteúdos guarda-chuva que irão abrigar conteúdos relacionados a um assunto maior. 

 

Qual a função das linhas editoriais?

Quando desenvolvemos um projeto de marketing, precisamos pensar em conteúdos que sejam coerentes entre si de acordo com o objetivo maior do projeto.

 

Porém, fazer isso sem ter as linhas editoriais pode ser perigoso e fazer com que o conteúdo acabe se tornando desconexo quando visto de visão macro. 

 

Dessa forma, usar linhas editoriais facilita a produção de conteúdo e melhora o foco desta produção. 

 

Como criar linhas editoriais?

O desenvolvimento delas começa a partir da definição de objetivos do projeto. 

 

Então, se você tem um projeto em que o maior foco é o crescimento da conta, as linhas devem seguir uma lógica de topo de funil. Ou seja, assuntos que sejam mais interessantes para uma variedade maior de pessoas. 

 

Além disso, cada linha editorial pode abordar uma variedade de assuntos. 

 

Para isso, ao iniciar a estratégia de conteúdo, tenha definido os objetivos, público-alvo, interesses do público e maior valor que você deseja entregar com seus conteúdos. 

 

Inclusive, um bom estudo de mercado é fundamental na hora de desenvolver linhas de conteúdo. Nesse sentido, analise a sua concorrência e veja sobre o que eles mais falam e sobre o que quase não comentam. 

 

Muitas vezes essa é uma boa brecha para você crescer falando sobre um assunto pouco discutido nas redes e que gera interesse no público.  

Você pode gostar também::: Como contornar as objeções dos leads e fechar mais vendas?

Usando as linhas editoriais na integração do conteúdo

Provavelmente você já sabe que ancorar toda a sua estratégia em apenas um canal é uma ideia pouco proveitosa. 

 

Assim, você pode estipular linhas editoriais que irão funcionar em todos os canais como Instagram, Youtube e Blog

 

Isso facilita na hora de integrar os conteúdos e guiar os seguidores pelos seus diversos canais. 

 

Por exemplo, se você tem uma linha editorial sobre saúde bucal, você pode falar sobre um assunto de forma mais superficial no Instagram e escrever um artigo mais denso sobre o assunto no seu blog. 

 

E tendo as linhas editoriais como guias, na hora de planejar o conteúdo é possível já fazer essa integração. 

 

Desenvolver as linhas editoriais é uma das últimas etapas em um processo de criação de estratégia. E essa é uma das partes mais delicadas da sua estratégia de conteúdo, a qual precisa ser analisada em todas as suas minúcias.

 

E se você quiser saber mais sobre produção estratégica de conteúdo e como podemos ajuda-lo a conquistar  relevância no marketing digital, clique aqui.