Estima-se que são realizadas cerca de 5,5 bilhões de buscas por dia no Google. E quando falamos sobre avaliação no Google, precisamos pensar no comportamento do cliente ao fazer essa pesquisa.

Afinal, uma boa estratégia de marketing é aquela baseada justamente no comportamento da persona daquela marca.

Olha só: você precisa de um serviço/produto que nunca comprou e não conhece ninguém para te indicar alguma marca.

Então, você corre para o Google. Em poucos segundos, milhões de alternativas são entregues a você.

Você olha as avaliações e, quanto maior o número de boas avaliações, maior a chance de você escolher a marca.

Dessa forma, sabemos que as opiniões positivas ou negativas influenciam muito na hora da decisão de compra do usuário.

Quer saber como melhorar a sua avaliação no Google e começar a conquistar mais estrelas? Confira nossas dicas!

SEO Local

Para conquistar as tão desejadas estrelinhas, antes de tudo, seu negócio precisa estar no Google.

É o SEO local que irá otimizar a presença digital da sua empresa.

Dessa forma, é essencial que você faça o uso de ferramentas como o Google Meu Negócio, localização e também criar conteúdos específicos para as mídias.

Para saber mais sobre Marketing Digital para negócios locais, clique aqui e leia nosso outro artigo.

Entre essas ferramentas, a mais importante para aumentar as avaliações no Google é o Google Meu Negócio.

É o Google Meu Negócio que apresenta para aquelas que procuram pela sua empresa as principais informações de uma forma reduzida e organizada: endereço, horário de funcionamento, telefone…

E claro, é lá que está a sua avaliação! Não apenas as “estrelas”, com também opções de comentários. 

Como melhorar a avaliação no Google do seu negócio

Ofereça um serviço/produto de qualidade

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar! Para gerar boas impressões você precisa primeiro garantir que todas as etapas de compra sejam excelentes, desde o primeiro contato do cliente com a marca até a realização da compra.

Pré-venda também é importante!

Como disse, é importante que todas as etapas de compra sejam excelentes.

E assim, o pós-venda pode ser até mais importante que o pré-venda.

Dessa forma, garanta, sempre que houver alguma dúvida ou problema por parte de seu cliente, que ele seja ouvido e amparado.

Afinal, ter a sua equipe preparada para resolver dúvidas e problemas fará com que seu cliente só tenha bons comentários sobre a sua marca, mesmo que algo deu errado no início.

Incentive seus clientes a fazerem as avaliações

Para ter boas avaliações, é preciso que as pessoas avaliem o seu negócio.

Vale mandar e-mails agradecendo a compra e junto indicar como fazer a avaliação no Google, ressaltando a importância disso.

Também, você pode oferecer descontos ou brindes em próximas compras para quem avaliar. Nesse caso, lembre-se de deixar claro que a recompensa será dada independente da avaliação ser negativa ou positiva.

Interaja com as avaliações

Responder às avaliações é também uma etapa muito importante.

A dica aqui é responder com rapidez aos comentários negativas e as reclamações. Assim, você mostra ao público o seu compromisso com um com atendimento, além de solucionar os problemas daqueles que estão insatisfeitos.

 

Quer mais dicas de como melhorar a presença digital do seu negócio? Confira meu canal no Youtube!