É comum entre as empresas que contratam um serviço de Marketing Digital terem essa dúvida sobre o quanto demora até os resultados começarem a aparecer. Para um bom projeto, é necessário uma bom estratégia e uma equipe qualificada que irá planejar, avaliar, executar e analisar dados para o seu projeto. Por isso, no post de hoje falaremos sobre em quanto tempo o marketing digital dá retorno para as empresas, vamos lá?
Retorno do Marketing Digital:
Período de 6 a 12 meses
O tempo de retorno marketing digital pode variar, assim como o retorno em si. Os benefícios do marketing digital começam a aparecer logo após que o serviço é contratado, porém o retorno financeiro costuma demorar mais. Sendo possível percebê-lo após os 6 primeiros meses, e tendência é que esse retorno se intensifique após um ano.
No período de 6 a 12 meses, as principais técnicas que são utilizadas são:
- Redes Sociais: Nas redes sociais, é possível analisarmos o engajamento dos posts. Com isso, podemos ter noção dos resultados daquele conteúdo e se o planejamento está indo na direção correta. Vale lembrar que aquelas publicações que não são patrocinadas só serão mostradas para um número menor de pessoas, por isso não deixe de investir em anúncios pagos.
- Links Patrocinados: Esse recurso permitirá que você crie anúncios e propagandas, que aparecerão nas pesquisas do Google, no Instagram ou Facebook por exemplo. A partir deles você poderá acessar as conversões em vendas e mensurar o tráfego no seu site!
- Conteúdo Relevante: Nesse momento é muito importante ter uma estratégia cheia de conteúdos que vão interessar seu público alvo. Entre eles é legal disponibilizar e-books, posts de blog, posts em redes sociais, vídeos etc. Isso vai fazer com que você atraia quem realmente se interessa pelo perfil da sua empresa.
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Período de 12 a 24 meses
A partir do primeiro ano é quando podemos começar a perceber com mais clareza o retorno que o marketing digital pode trazer para a sua empresa.
No período de 12 a 24 meses, as principais técnicas que são utilizadas são:
- SEO (Search Engine Optimization): Esse recurso na verdade já é utilizado nas publicações do seu site desde o início. Porém, leva um tempinho para o Google reconhecer a que seu conteúdo e empresa são legítimos e confiáveis. O SEO são técnicas aplicadas nos posts de blog para que melhorar a posição do seu site nas pesquisas do Google. Ou seja, com o tempo e o SEO impecável, seu site tende a ser um dos primeiros resultados a aparecer nas pesquisas do Google relacionadas a sua empresa.
- Marketing de conteúdo: No período de 12 a 24 meses, com a estratégia de marketing de conteúdo bem resolvida, é possível criar a sua autoridade online e ter uma boa visibilidade. Nesse período você já consegue conquistar a confiança e encanto dos seus clientes.
- E-mail marketing: Essa ferramenta ajuda sua empresa a conectar-se com seus clientes. Com o tempo, sua lista de contatos aumentará, e o e-mail marketing se tornará ainda mais importante, para aproximar e criar uma relação amigável entre empresa e cliente.
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Como pudemos perceber, a construção de uma identidade de sucesso requer muito esforço dedicação e trabalho duro, além do tempo e paciência, é claro. Independente do período de tempo, seja 6 meses um ou dois anos, o marketing digital lhe permite ter diferentes retornos e benefícios.
Não deixe de investir na sua empresa! O marketing digital pode ser o pontapé inicial que faltava para seu negócio prosperar. Entre em contato com a Pipe Marketing, ficaremos muito felizes em fazer parte do sucesso do seu negócio!