Se você já ouviu falar de Inbound Marketing, com certeza já se perguntou o que é isso. Ou para que ele serve. Neste artigo te explicaremos como funciona esta estratégia de marketing e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Inbound Marketing: o que é isso?

Chamamos de Inbound Marketing o conjunto de estratégias que buscam atrair e converter visitantes em potenciais clientes. Como se faz isso? Através da produção de conteúdo relevante, com foco nas necessidades da persona de cada negócio. Esse conteúdo é distribuído em canais estratégicos, como redes sociais, blogs e e-mails

O Inbound Marketing é composto de várias etapas, que explicaremos logo abaixo. Um número cada vez maior de profissionais e empresas têm apostado nesta ferramenta para conquistar clientes. Mas, além disso, Inbound Marketing também é uma ótima estratégia para se aproximar do seu público, estabelecer uma relação de confiança com ele, e desenvolver autoridade digital. 

Se você está se perguntando qual a diferença do Inbound para o marketing tradicional, o segredo está na forma de atuação. O marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing, busca levar a empresa até o cliente. 

No Inbound, o objetivo é que o cliente procure pelo seu negócio. Como isso acontece? Através de ações direcionadas, que o atraiam para o site da sua empresa. 

Antes de prosseguir, você sabe o que é o marketing digital e como ele é feito? Descubra clicando aqui.

Benefícios do Inbound Marketing:

O Inbound Marketing pode ser adaptado a qualquer tipo de negócio. Por isso, empresas e profissionais dos mais diferentes nichos podem se beneficiar ao apostar nesta estratégia. 

Um destes benefícios é o fato de que, nesta estratégia de marketing, todas as ações podem ser mensuradas. Sendo assim, você consegue saber com exatidão quantas pessoas tiveram acesso e converteram em cada campanha. A partir destas informações, você pode otimizar o investimento nas campanhas para ter um retorno melhor . 

Outros benefícios do marketing Inbound incluem a otimização do processo de vendas e a diminuição dos custos de aquisição de clientes. Além disso, esta estratégia também ajuda a melhorar a visibilidade do seu trabalho, e a estabelecer um relacionamento de confiança com o seu público. 

Para saber mais: Marketing digital e inbound na área médica: vale a pena? Descubra aqui. 

As etapas do Inbound Marketing:

  • Atrair

A primeira etapa da estratégia consiste em atrair o seu potencial cliente. Para isso, ao invés de correr atrás dele, apostamos na criação de algo que seja digno de sua atenção. Ou seja, que atraia de forma espontânea quem se interessa pelo seu nicho de atuação. E aqui o protagonista é o seu site. 

O site hospeda o blog, que está ligado à estratégia de Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Inbound. É nos artigos do blog que são empregadas as técnicas de SEO, usadas para otimizar a página nos mecanismos de busca. 

Essa parte da estratégia também é fundamental para criar um relacionamento de confiança com o público, por meio de conteúdos autorais e de qualidade. Na etapa de atração também estão inclusos o uso de links patrocinados e a produção de conteúdo para redes sociais. 

 

  • Converter

A próxima etapa tem como objetivo complementar a anterior. É quando o visitante do seu site se converte em um lead e avança na jornada de compra. Podemos explicar esse processo como a ação do visitante em passar informações em troca de algum benefício. Como, por exemplo, deixar dados de contato para poder fazer download de algum material rico, como um e-book ou webinar. 

Esta troca é feita por meio de landing pages, que são páginas desenvolvidas com técnicas que auxiliam na missão de transformar o visitante em um possível novo cliente, como call to actions e formulários. 

 

  • Relacionar

Nem todos os leads convertidos estão prontos para avançar na jornada de compra. Esta jornada possui etapas bem definidas e todas devem ser respeitadas. Para isso serve a terceira etapa, que é o relacionamento. Através de algumas estratégias, é possível identificar o estágio em que se encontra o lead e fazer com que ele avance na jornada, de forma acelerar o processo de compra.

Um exemplo de técnicas usadas na fase de relacionamento é o e-mail marketing, muito utilizado pela facilidade de segmentação dos leads e por apresentar um melhor ROI, o retorno sobre o investimento. Outros exemplos são os e-mails promocionais e as newsletter.

 

  • Vender

O objetivo das etapas anteriores é gerar oportunidades de negócio. No caso de alguns negócios, o processo de vendas pode ser mais complexo. E quanto mais complexo, mais importante o trabalho de nutrição dos leads no processo de concretizar a venda. 

Entre as técnicas e ferramentas que integram a etapa da venda através do Inbound Marketing está o lead scoring, que assinala informações dos leads para identificar o estágio de cada um, e as melhores oportunidades de negócio. O Inbound Sales é outra técnica que auxilia o time de vendas a otimizar o processo por meio das tecnologias de comunicação.

 

  • Analisar

Nesta etapa da estratégia fica ainda mais evidente um dos maiores diferenciais do Marketing Inbound, que é a facilidade de análise dos resultados. E são esses resultados que vão realimentar a sequência do processo.

Através do Inbound Marketing você pode monitorar como foram as interações do público com o seu site, com os posts das redes sociais, e com cada campanha lançada. Estes dados otimizam o trabalho, permitem uma análise profunda das reações dos seus potenciais clientes, e direcionam o trabalho do time de marketing.

Entre as ferramentas que auxiliam neste processo estão ferramentas de Web Analytics, como o Google Analytics, e ferramentas de automação, como o RD Station Marketing.

 

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