Quer saber como começar a usar Inbound Marketing na sua empresa e ver o seu negócio decolar?
Separamos 5 etapas para você começar da melhor maneira possível!
Cada vez mais, as empresas procuram atrair futuros clientes por meio do conteúdo.
Assim, em vez de anunciar os seus serviços (em outdoors, por exemplo), passam a oferecer respostas para os problemas ou dúvidas dos usuários (como em num site, onde o seu público “vai até você”).
Dessa forma, você não sobrecarrega o seu público com propagandas e anúncios, mas lhe oferece apenas aquilo que ele realmente tem interesse.
E assim surgiu o Inbound Marketing!
O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital focada em atrair, converter e encantar futuros clientes.
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing se diferencia do conceito de marketing tradicional (outbound marketing), onde as empresas tiravam a atenção das pessoas tentando vender um produto, e passa a ser baseado por meio dos pilares do Marketing Digital: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias nos Canais Digitais.
Clique e leia mais: Tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing
Com o Inbound Marketing, as empresas criam autoridade, além de humanizar a sua marca e vender mais.
E pensando nisso e em como otimizar o seu negócio, separamos etapas importantes para você seguir! Confira:
Defina a sua persona
As personas do seu projeto digital serão representações do seu público alvo.
Dessa forma, é importante definir características como faixa etária, meios de compras, canais digitais mais usados, hábitos, faixa salarial, entre outros na definição da sua persona.
É para essas personas que você irá “mirar” o seu conteúdo, e conhecer esses aspectos se torna essencial para produzir conteúdo que seja relevante para elas.
Otimize o seu site
Ter um site é essencial para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing.
Dessa forma, otimize o seu site de modo que seja encontrável pelos mecanismos de busca e também para que os visitantes tenham uma boa experiência ao acessarem-o.
A dica é investir em um bom desenvolvedor de sites para ajudá-lo sempre que uma otimização precisa ser feita.
Faça o uso de SEO
A verdade é que estar presente apenas nas redes sociais não é o suficiente para que as pessoas encontrem sua marca.
Entretanto, se você quer que seu negócio seja encontrado, então você PRECISA investir em SEO.
SEO significa a otimização de sites para os mecanismos de busca (Google), e é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que queira ser facilmente encontrada por potenciais clientes.
No seu site, tenha também um BLOG e otimize o SEO das postagens para que sejam encontradas pelos mecanismos de busca.
Pense comigo: se o seu futuro público usa o Google para procurar dicas e tirar dúvidas sobre o produto/serviço que você oferece, como você não vai estar lá para respondê-las?
Humanize a sua marca
Para conquistar rapidamente o seu público, humanizar a sua marca é essencial.
A expectativa do consumidor é que as marcas façam suas ações demonstrando senso de humor em ações e interajam nos conteúdos que estão disponibilizando nos diversos canais de comunicação.
Dessa forma, publique apenas o que for interessante e relevante para a sua persona.
Assim você ganha cada vez mais um melhor alcance orgânico, evitando impulsionamentos pagos.
Conteúdo relevante
Criar um conteúdo relevante é essencial para qualquer estratégia de inbound marketing.
É através de um conteúdo atrativo e original que os usuários encontrarão o seu site de forma orgânica.
Dessa forma, uma vez que você inicia uma estratégia de inbound marketing, é preciso comprometer-se a produzir um ótimo conteúdo, que seja valioso para o seu público e ajude-os a resolver os seus problemas.
A verdade é que conhecer e saber aplicar essas etapas é essencial, e contar com a ajuda de uma Agência de Marketing é evitar dores de cabeça!